Você conhece a história da pizza marguerita?

Você conhece a história da pizza marguerita?

Existem vários indícios de que povos antigos, como os egípcios e os turcos, já consumiam variações de massas à base de farinha de trigo com algum tipo de cobertura em suas dietas. Mas a tradicional pizza, como a conhecemos hoje, certamente é inspirada nas famosas pizzas italianas. Além da massa típica, alguns sabores das pizzas que conhecemos são fruto de passagens históricas desse querido povo. Como é o caso da pizza marguerita.

Então, se você também é um apaixonado por esse delicioso prato, prepare-se para conhecer um pouco mais sobre a história da pizza marguerita.
O surgimento da pizza marguerita: fazendo média com a realeza

Por volta de 1889, em uma viagem a Nápoles, o rei Umberto I e a rainha Margherita de Savóia decidiram provar as iguarias de uma das pizzarias da região, que já eram famosas naquela época.

O escolhido para a difícil tarefa de conquistar o paladar real foi o pizzaiolo Raffaele Esposito que a fim de agradar a realeza, cobriu a massa da pizza com tomate, queijo e manjericão, cores da bandeira da Itália. Além disso, deu a sua obra-prima o nome da rainha: Margherita.

A receita foi um sucesso. Tanto que está nos cardápios de praticamente todas as pizzarias até os dias atuais!
O preparo da receita: ingredientes e sabor incomparáveis

Apesar de difundida em todo o mundo, a tradicional pizza marguerita italiana é feita com ingredientes frescos e selecionados, o que proporciona ao paladar uma experiência única.

Um exemplo é o fato de algumas pizzarias da Itália utilizarem o tomate vesúvio para o molho de suas pizzas margueritas, típico da região de Nápoles. O manjericão e a muçarela também devem seguir um rigoroso padrão de qualidade para que possam integrar essa deliciosa receita.

Todos os ingredientes são distribuídos sobre a massa, sem exagero nas porções, o que, segundo os mestres pizzaiolos, é um detalhe que confere às suas pizzas uma valorização do sabor, cada um deles ao serem degustadas.
A tradição da culinária italiana: paixão pela massa

Os italianos são muito conhecidos pela grande quantidade de receitas que produzem utilizando a massa como ingrediente principal.

Suas pizzas, por exemplo, têm massas mais finas, leves e crocantes, dando à tradicional pizza marguerita uma deliciosa base para combinação dos demais ingredientes.


Seu formato redondo é também típico da tradição italiana de fazer pizzas e segundo as regras de quem entende do assunto, é necessário que sejam respeitados dois dedos de distância da borda para que o molho comece a ser espalhado.

A pizzaria Brandi: prova viva de um sucesso

A Brandi, pizzaria que foi a protagonista da história que deu origem à pizza marguerita, ainda existe e está em pleno funcionamento há mais de cem anos na região de Nápoles, Itália. Ela é também uma das pizzarias mais antigas do mundo, servindo sabores tradicionais como a pizza marinara, composta de molho de tomate, alho, manjericão e azeite.

Ficou com água na boca, né? Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a história da pizza marguerita, que, mesmo depois de um século de tradição, continua sendo um sucesso.

Dona Redonda Pizzaria - Todos os Direitos Reservados