O que é resveratrol e quais seus possíveis efeitos

O que é resveratrol e quais seus possíveis efeitos

O resveratrol é uma substância química produzida na casca da uva e em outros vegetais como amendoim, cacau e mirtilo, no qual atua como um pesticida natural contra fungos.

Ao longo das últimas décadas, milhares de artigos foram publicados sobre o resveratrol e os seus benefícios contra muitas doenças são sempre ressaltados, principalmente para diabetes, doenças neurodegenerativas e o câncer.

Pesquisas mostraram que o resveratrol realmente tem efeitos sobre as células, principalmente por influenciar a produção de energia, mas seu funcionamento ainda não foi totalmente explicado.

Testes em células cultivadas em laboratório e estudos em animais sugerem que o resveratrol pode ter propriedades anticancerígenas, pode ajudar a proteger o revestimento dos vasos sanguíneos do coração, ajudar a reduzir a lipoproteína de baixa densidade, ou seja, o colesterol “ruim”, impedir a formação de coágulos sanguíneos e também proteger contra a obesidade e o diabetes.

A quantidade de resveratrol pode variar amplamente tanto nas frutas quanto nos vinhos, e, embora também esteja disponível na forma de suplementos, ainda não se sabe quanto da substância pode ser absorvida pelo organismo.

Mais pesquisas acerca do resveratrol ainda são necessárias para se afirmar categoricamente todos os seus benefícios, inclusive porque estudos mostraram que a sua presença no organismo dura apenas um curto período de tempo e não se sabe se seus efeitos podem permanecem por um prazo maior.

Dona Redonda Pizzaria - Todos os Direitos Reservados